terça-feira, 23 de agosto de 2011

Paciente ou Cliente?

Essa é uma pergunta muito comum entre os profissionais da saúde sejam eles médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicologos. Na maioria das vezes só existe essa dúvida por uma questão ética; sabe pode parecer um tanto mesquinho pensarmos que estamos vendendo a saúde, ou seja, se voce me pagar eu "salvo" o seu dente senão voce ficará desdentado (temos uma forte tendência de nos julgarmos assim).

Mas pense uma lancheria que tem CLIENTES (fica fácil né não são pacientes) também tem essa situação: se voce não me pagar eu não faço teu sanduiche e voce vai morrer de fome!!!! Exagerei? SIM, mas também é exagero o primeiro exemplo.

A dicotomia Paciente x Cliente é muito mais relacionada a mudança no lado do consumidor do que do próprio profissional. Não consigo entender o por que de termos esse pudor de chamar nosso paciente de cliente, ou vice versa, as duas coisas estão certas!!!

O PACIENTE de ontem, sim eram bem mais pacientes, procurava seu dentista e pacientemente ACEITAVA seu tratamento sem questões e pacientemente PAGAVA por ele e pacientemente não reclamava de nada e pacientemente pagava de novo pelo erro e pacientemente....PACIENTE...


Já o CLIENTE de hojem vem com o seu plano de tratamento definido, tudo devidamente baixado da internet, discute seu tratamento, questiona tudo que será feito, pechincha desconto, parcelamento, quer ser bem atendido com lugar para estacionar seu carro, um bom cafezinho, revistas novas na sala de espera e quem sabe até uma LCD para ver alguns clipes, exige resultados e aí que tenha de esperar uns 15 minutos!!!!  CLIENTE




É assim ou estou errado?
Nossos pacientes/clientes estão cada vez mais exigentes, não basta sermos bons profissionais do dente, temos que ser multimídia...pois se voce não é o seu vizinho é!!!

Então não se questione com bobagens, não se oprime por nomenclaturas que importam muito mais a pessoas que ficam sentadas em suas catedras e suas normas...Se voce é dentista de consultório e ama o que faz e espera retorno pelo que faz...trate o seu paciente como cliente e seu cliente como paciente, mas faça com planejamento e colha os bons resultados.


2 comentários: